sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eu posso?

Can I final

Imagem: O homem e a montanha. Feita por mim.

Uma pergunta que atormenta a tantos. Eu sou um deles. Muitas vezes em nossas vidas paramos e pensamos: “Eu posso?”. Mas, nada fazemos. Durante muito tempo, fiquei aprisionado em minha cabecita por causa desta questão. Mas quando descobri uma palavrinha mágica, percebi as ilusões caindo e vi que ninguém colhe sem plantar, que ninguém ri se não houver a piada, que ninguém chora se não houver mágoa, que nada acontece na vida se você não ousar. O palhaço ter que se expor ao ridículo e arriscar para ver se sua piada fará os outros rirem. O empresário tem que arriscar seu dinheiro para ver se seu produto será aceito pelos consumidores. E nada existe sem trabalho. Não sou eu quem está dizendo isso não. Eu apenas percebi a importância, a verdade e a seriedade disso agora.

Existem diversas filosofias, teorias, teoremas, conspirações, teses que falam da importância do trabalho. E apesar dessa “ruma” de coisa está aí falando que trabalhar é bom, que ele constrói impérios, que ele gera dinheiro, que dignifica o homem, as vezes é necessário uma reflexão para “cair a ficha”. A verdade, é que existe algumas barreiras antes da concretização do trabalho que se deseja realizar. As mais difíceis de serem derrubadas são as psicológicas, essas são verdadeiras muralhas.

Existem milhares de coisas que quero e que jamais saíram da minha cabeça por não dar o primeiro passo. Esse post foi uma delas e surgiu de um primeiro passo, até eu começar a escrever existem diversas coisas que passam na minha cabeça e tenho reduzido esse tempo. Eu devo isso a várias coisas, coisas que nem imagino quais, entretanto uma dinâmica em uma das minhas cadeiras da faculdade me fez pensar sobre o meu expressar. A dinâmica consiste em desenhar apenas o que se vê, não se pode tirar o lápis do papel, não se deve pensar, deve-se rabiscar muito e você tem apenas um minuto para desenhar o que ver. Lá pela quinta vez a coisa começa a fluir bem e você percebe que não precisa de todas aquelas barreiras do pensamento que te impediam de fazer aquilo que tanto queria. Ainda existem diversas coisas que quero fazer e que ainda não dei o primeiro passo (um stand up, um livro, um filme, uma peça teatral, uma música, aventuras radicais etc,etc,etc.). Deus tem me mostrado o processo construtivo de diversas pessoas. Pessoas que começaram sem nada e que se você fosse um empresário, você certamente não investiria nela. Daí, essas mesmas pessoas começaram a trabalhar e errar, e errar, e errar, e errar, e ACERTAR. Todos passamos por esse processo ao aprendermos algo novo mas nunca lembramos disso ao tentar aprender outro algo novo, então nos enchemos dessas mesmas barreiras novamente. Se não entende o que estou falando, certamente você já nasceu falando, escrevendo, cantando, jogando bola, com diversos talentos e tudo ao mesmo tempo. Se você fosse essa pessoa, e se você, ao menos existisse então sua vida seria vazia pois o que mais haveria para uma pessoa como essa fazer? Então, por favor, antes de fazer alguma coisa que queira ao invés de se encher de dúvidas e barreiras, se encha de alegria por estar fazendo algo novo. Lembre-se de quando era um bebê, de quando você não sabia de nada, mas não tinha dúvidas de que queria aprender a falar e lembre-se de que o processo apesar de estar cheios de “gugu-dádás” que foram seus primeiros errinhos, lembre-se de que o processo não foi doloroso, na verdade foi muito divertido, ou será que você não fez muitos adultos bobões encantados com sua capacidade de tentar sem medida rirem com palavrinhas erradas?

Imagens da dinâmica citada. Atentem que os desenhos foram feitos em 1 minuto e que eu não sou desenhista profissional. Apenas lembrem do primeiro passo que falei.

andré pimentel

Onofre

prof 2

professor

 

 

 

 

 

 

 

Diante de todas as coisas que quis e que conquistei percebi que só existe uma moeda de troca: vontade. Tudo se resume em quanto você está disposto a arriscar para conseguir aquilo que você quer. Mas cuidado! Já ouviram aquele velho ditado: “cuidado com o que deseja.” ? Pois é, nós nunca percebemos a importância das coisas sem antes fazer uma boa reflexão. A verdade é que você deve pensar bem antes de escolher o seu tesouro, lá estará seu coração. Após isto, você, ciente do que quer, deve arriscar as fichas que acha necessário. E é preciso ser cauteloso nesse processo pois você pode perder coisas igualmente incríveis no meio do caminho.

Uma vez me falaram que não havia diferenças entre as coisas grandes e as coisas pequenas. Eu nunca entendi aquilo. Mas hoje já esboço uma noção do que seja isso. É importante que saibamos ver o valor real das coisas. No meu caso, tenho amigos inimagináveis. Eles não existem, para a maioria das pessoas, não passam de conto de fadas, mas nós nos fizemos reais porque descobrimos o valor de cada um. Saiba que você é capaz de fazer tudo aquilo que deseja. Algumas coisas, exigem trabalho, outras habilidade, outras vontade, outras talento, todas exigem tempo. E é aí que devem perceber o valor de cada coisinha, seja ela grande ou pequena, para ver onde vai investir seu preciosíssimo tempo. Uma conversa com seus amigos, com seus pais, talvez valha mais do que uma super produção de Hollywood. Percebem isso? Para nós, uma conversa é uma coisa pequena e uma produção é uma coisa grande não é? Mas será que é mesmo? Quantos de nós somos capazes de dizer “Eu te amo” para seus pais? Sei que muitos ao imaginar essa cena pensaram em apenas uma palavra: “TENSO”. Mas não é apenas uma conversa? Qual é a real grandeza disso então? O que é maior entre os dois? Com trabalho, tempo e dinheiro se faz um filme de sucesso. Mas quais são os ingredientes para se falar tal frase a um pai?

Talvez a frase: “Tudo me é lícito mas nem tudo me convém” (I Coríntios 6:12) tenha despontado na cabeça de alguns. E é daí que quero fechar essa dissertação e abrir uma discussão com vocês sobre o que lhes convém, afinal? O que eu quero e o que a mídia quer que eu queira? E podemos aprofundar tudo isso. Enfim, o que te convém? Onde está teu tesouro? Mesmo que não venhamos a discutir nada, apenas saibam que vocês podem tudo, mas devem ter cuidado em escolher as experiências que querem viver.

 

Ps: Para os interessados em arte digital

Can I

ANTES – desenho feito em flash apenas com ferramenta brushe

Can I final

DEPOIS – finalização feita no photoshop com brushe, opções de mesclagem, levels, brilho e contraste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Para que eu possa compreender como funciona esse mundinho que é sua cabeça, preciso de um retorno seu. Então deixe sua marca aqui e me ensine um pouquinho sobre você também.