sábado, 14 de agosto de 2010

Sucesso: qual é a fórmula?

galeria_set

Se você perguntar isso para Set, moleque de 14 anos, morador do município de Caucaia, mais especificamente, kitesurfista “amador” (que de amador ele não tem nada, só a idade) do Cumbuco. Provavelmente ele não saberá responder. Tudo o que Set sempre fez foi ir à escola, treinar kitesurf às tardes e participar dos campeonatos. Ele provavelmente nunca nem tenha sonhado com a mudança que sua vida passou da noite pro dia, fato que todos observamos na telinha da Globo neste sábado de Caldeirão do Huck.

Pra quem não viu, se intera aqui.

Lágrimas correram de meus olhos ao ver a benção que Deus fez na vida desse moleque humilde. Pois se tomarmos a vida deste pequeno pra pensarmos um pouco sobre sua trajetória de sucesso veremos que o que ocorreu em sua vida foi praticamente um milagre. O menino mora aqui no Ceará , em Caucaia, ou seja, ele não mora nem na capital e não mora nem no centro de seu município já que mora no Cumbuco. Até hoje, nunca deve ter tido o menor auxílio vindo de outros, a não ser seu professor voluntário, seu suor e a fé no que faz. Resumindo, ele nunca teve promessas de que algum dia o que ele faz daria certo. Na verdade, se formos pensar matematicamente ele tinha tudo pra não despontar como profissional de kitesurf. Hoje, a equipe Local Reef, de qual ele faz parte, tem seu próprio centro, material adequado, muito diferente de quando dependiam dos restos que os gringos deixavam para eles, além de carro apropriado e patrocínio de nada mais, nada menos do que a própria Volkswagen. Aí vocês devem pensar: “Que milagre o quê? O Luciano faz isso pra todo mundo.” . Aí eu diria: “Até pra quem não escreve as cartas?”. Nem o menino, nem sua família, nem mesmo a sua equipe tiraram as cartas sonhadas de suas cabeças. A carta foi enviada por uma amante do esporte que cobriu um campeonato de kite pelas redondezas certa vez. Ou seja, até a reviravolta que a vida de Set tomou não partiu de suas pretensões.

E aí eu pergunto: qual é a fórmula do sucesso? Trabalho seria muito redundante né? E muitos diriam de maneira ingrata: “Eu trabalho e não tenho sucesso.” . Pois é, o trabalho não é suficiente mesmo. Sucesso poderia ser definido pela seguinte fórmula: sucesso= trabalho+fé+Deus(muitos não reconhecem esta Nome, por isso estejam a vontade para chamá-Lo de sorte também, já apelidamos tanto Ele assim que Ele já nem se importa mais). Vejam a vida de Set, e pensem: “Que outra palavra definiria o que aconteceu em sua vida se não benção?”

Pensem de verdade sobre o que aconteceu na vida deste moleque e tentem não ser cegos. Pessoal, quais são as probabilidades, de isso acontecer com um garoto do interior, do interior do Ceará que não possui recursos, que não tem escola de alta qualidade (mas aprendeu a falar inglês com os gringos), que nem moradia adequada possui? E outra, por que isso aconteceu justo na vida dele? E não na de outro interiorano do Cumbuco? Set, seu treinador e sua família confiavam em Deus (ou na sorte, se alguns preferirem chamá-Lo assim ¬¬). Será que isso não fez diferença? Apenas pensem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Para que eu possa compreender como funciona esse mundinho que é sua cabeça, preciso de um retorno seu. Então deixe sua marca aqui e me ensine um pouquinho sobre você também.