quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Digital Storytelling


Story o quê?

É, essa foi a minha primeira reação quando me deparei com o termo. Mas calma que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Digital StoryTelling é um "novo" meio para se contar histórias, utilizando-se dos meios digitais. E a internet nos dá várias possibilidades de fazer isso, seja na forma de um vídeo, na forma de fanzini digital, de uma hq, através da plataforma do storybird (em breve post sobre o assunto).

E aí...

Recentemente lá na facul tivemos que fazer um vídeo com tema livre para a cadeira de Narrativas Multimídia Interativa (vulgo, Enfermagem IV, depois vão entender, tô devendo alguns posts). No começo tava com um preguicite aguda para fazer o tal vídeo, semana corrida, material para preprarar, outros trabalhos, festas em andamento, achei que não ia dar tempo. Mesmo assim sai por aí filmando, algumas coisas aleatórias, algumas coisas dentro de uma narrativa (pré-requisito para o vídeo) que tinha dentro da minha cabeça. No final, a ideia inicial foi mantida, mas muita coisa mudou durante o processo de criação, pra variar. Gostei do resultado e vim aqui mostrá-lo a vocês. Além do resultado, gostei muito da eperiência de ver o vídeo dos "coleguinhas" (risos) pelo fato de conhecer muito de algumas características do pessal lá da sala. Gostei de veras e pretendo exercê-los mais vezes.

"Las reglas":

O vídeo deveria ser feito com filmagens de um celular, ou de câmera que tivessem a qualidade muito baixa. A ideia era fazer uma narrativa com imagens cotidianas pessoais, o tema era livre e perderiam pontos os alunos que se utilizassem de câmeras de alta qualidade. A criação de vídeo feito com celular propicia uma visão diferenciada sobre o assunto, você percebe mais o conteúdo e não fica tão preocupado com efeitos e beleza, apesar de terem vídeos lá da sala que conseguiriam efeitos muito interessantes com câmeras não-profissionais.



O resultado :

O meu vídeo que exponho neste post trata-se de uma narrativa que consiste em reponder, de forma subjetiva, a pergunta "O que é necessário para uma narrativa?". Por ser subjetivo, cada um tem uma interpretação distinta, que não deixa de ser válida mas o vídeo tem sua essência.

Em seguida, irei expor uma lista de links dos vídeos da galera lá da sala que valem a pena serem vistos.

O meu:



Links dos vídeos que achei mais interessantes:


Para aqueles que tiverem interesse em ver todos os vídeos da galera da sala. É só digitar a seguinte legenda no you tube: DNMSMD2010

2 comentários:

  1. Bem legal,eu diria que um tanto criativo, amei a parte que vc aparece com uma toalha na cabeça kkkkkkk,merece nota 8 pelo esforço.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk. Fico feliz com seu comentário. Espero em breve poder produzir mais vídeos e com um toque de humor que era o intuito inicial deste vídeo. Infelizmente não deu certo pois na conversão do vídeo do celular para um formato que Movie Maker "compreendesse" acabei perdendo o áudio. Mas sei que logo terei coisas pra postar ainda mais com a ajuda de um grande parceiro: Renato Maranguape.

    ResponderExcluir

Gostou? Para que eu possa compreender como funciona esse mundinho que é sua cabeça, preciso de um retorno seu. Então deixe sua marca aqui e me ensine um pouquinho sobre você também.