segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mendigo: da concecpção a finalização

mendigo 001 mendigo final

 

Oi peoples. Como vocês sabem não gosto de explicar as coisas no estilo tutorial. De modo que vocês podessem criar um mendigo igual ao meu, faço isso por dois motivos. O primeiro é preguiça, óbvio. E o segundo é que, de fato, aprendi muita coisa com tutoriais mas de certa forma eles inibem a sua criação porque você fica limitado a fazer somente aquilo que eles te ensinam, a seguir somente aqueles passos que já estão marcados por outras pegadas e isso é péssimo pra quem gosta desse tipo de coisa e mais ainda pra quem quer trabalhar com isso. Vou explicar como fiz o mendigo, de forma geral, mas a principal dica que possa dar para vocês é: Se arrisquem! Don’t have fear. Já dizia o poeta: “Hey medo, eu não te escuto mais. Você não me leva a nada.”

Enfim, vamos lá:

Primeiramente fiz o mendigo a mão, com o método de expressão gestual, uma dinâmica que foi trabalhada em sala de aula no meu curso que consiste em desenhar sem grandes preocupações, um método que funciona como um tipo de modelagem pois você desenha primeiro uma silhueta do que se quer para depois trabalhar traços mais específicos. Para terem uma noção de como o processo flui bem, posso dizer que desenhei o mendigo em torno de 3 a 5 minutos, ou seja, você não deve perder muito tempo pensando em como vai ficar seu desenho (Just draw it).

Depois do desenho pronto, escaniei-o para o pc. E utilizando o desenho como base (não vá segui-lo a risca, não vale a pena,) fui “vetorizando-o” com a ferramenta pen tool. Depois de ter todo o desenho prontinho, tendo vetorizado todas as partes (pode levar algum tempo, mas acredite você vai conseguir, brasileiro) parti para a colorização.

Na colorização, primeiro preencha as partes (blusa, braços, calça, rasgos da calça) com cores sólidas. Em seguida, vá brincar com sombreamento. Utilizando os brushes default do photoshop de sombra projetada, vá sombreando o que achar necessário, não siga a risca meu desenho. Crie seu próprio estilo! Enfim, foi basicamente isso. Sei que não é tão interessante para quem está começando no photo um tuto como esse, então por favor comentem, perguntem sobre algum termo que vocês não conheçam, falem de como ficou o mendigo de vocês, ou qualquer outro tipo de desenho que este tutozinho possa ter inspirado. Enfim, boa sorte e não tenham medo de tentar!

2 comentários:

  1. Realmente, se arrisque!!! Don't have afraid to try.........

    ResponderExcluir
  2. Hello man, or girl! É o que sempre digo!

    Que bom que não estou falando palavras ao vento nesse oceano. Obrigado pela sua visita, continue vindo e sempre que quiser pode perguntar o que seja, não tenho problemas com perguntas, por mais simples que sejam, um dia eu também não soube a resposta para algumas delas.

    A propósito, verifiquei alguns erros no meu texto. Correções já executadas.

    ResponderExcluir

Gostou? Para que eu possa compreender como funciona esse mundinho que é sua cabeça, preciso de um retorno seu. Então deixe sua marca aqui e me ensine um pouquinho sobre você também.