terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vida academica

Oi gente, reservo esse email para mostrar a voces um pouco da minha ainda recente vida academica aqui.

Vamos la. Falando um pouco da estrutura da USU, assim como no Pici aqui os predios sao divididos por area de atuacao, ou seja, aqui tem o predio da Geologia, da Educacao, das Engenharias e por ai vai. Antes de me aprofundar nas minuncias da estrutura e necessario que voces saibam da existencia do USU card id. Esse cartao da universidade e o seu passaporte aqui, nele esta determinado onde voce pode ir ou nao, por exemplo, eu moro no Morgan Hall logo tenho acesso ao Student Live Center que ficar perto da minha casa, diferente da Ludmila  e da Aline que nao podem acessa-lo, usando o cartao delas. Acessos que o cartao pode ou nao te dar: Laboratorios de Informatica, moradia, lavanderia, sala de treinamento (e tipo uma academia, so que menor), Gyms (tipo um SESC) e outros cantos que ainda nao visitei. Por enquanto, eu so tive tres aulas. Em todas as salas que eu fui, as sala eram equipadas com retroprojetor e tela de projecao, embutida no teto. Uma das aulas que eu tive foi em um laboratorio de informatica, a sala cotinha cerca de 30 macs, com telas de 27 polegadas, mais ou menos. Aqui existem alguns itens da universidade que voce pode fazer check out, uma especie de aluguel, so que sem pagar nada, tais como camera de filmagem e bicicletas, por enquanto so tenho ciencia desses. A universidade tambem oferece acompanhamento medico, para coisas nao muito graves voce nao precisa pagar nada, entretanto se tiver que fazer um exame de sangue ou algo desse tipo voce deve pagar, somente deve-se ir para os hospitais daqui em casos extremos, como um ancidente de carro, do contrario voce pode procurar ajudar em uma clinica ou usar os Student Health Services. Alem desse acompanhamento para doencas pequenas a universidade tambem oferece acompanhamento psicologico, entao se algo esta lhe estressando, ou voce precisa de algum tipo de tratamento psicologico, voce deve ir la.

Falando um pouco das aulas. Eu tive uma aula de Digital Video Capture and Production, foi a aula que aconteceu no laboratorio repleto de macs. O professor ira trabalhar conosco pre-producao, producao e pos-producao de videos. Teremos alguns exercicios como produzir uma propaganda, produzir uma video entrevista, produzir um storytelling e mais. Ate agora ele so passou um livro, e disse que so comprassemos se nao tivessemos nenhuma nocao de video, de toda forma acho uma boa comprar, pois e um livro base. Ele nos disse que se nao tivessemos camera, nos podiamos fazer o check out de uma no Main Office, ou poderimoas comprar uma por 300 dolares, entretanto ele disse que nao promovia camera alguma. O software que vamos trabalhar e o Final Cut da Apple, mas vamos dar uma olhadinha em alguns outros como Adobe Premiere. Ele disse que esse seria o programa usado porem que nao nos preocupassemos porque eles sao muitos semelhantes. Vamos ver um pouco de teoria, sobre cores, composicao, cameras, movimentos de camera (um pouco ta teoria eu ja vi na cadeira de Audio Visual do curso de Sistemas e Midias Digitais) etc. Eles usam um sistema virtual, chamado de Canvas, na verdade eles estao num processo de transicao, assim como nos ai na UFC, estao mudando do sistema antigo chamado de Blackboard e migrando para o Canvas, que e mais robusto. Nesse novo sistema, eles tem algumas ferramentas para: discussao, calendario, notas e apontamentos.

A outra cadeira que eu tive foi uma cadeira de habilidade na escrita inglesa. Basicamente, iremos aprender a escrever de forma culta na lingua inglesa. Fizemos um texto, no final da aula para que o professor saiba como cada um esta.

E por fim, a outra cadeira de ingles cujo nome e TOPICS, o objetivo da cadeira e trabalhar as quatro habilidades dos alunos, writing, listening, speaking e reading para ajudar os alunos a acompanhar as outras cadeiras. Nessa cadeira conheceremos algumas terminologias especificas e aspectos da cultura americana que irao nos ajudar na compreensao e no desenvolvimento das outras aulas.

Gente, basicamente e isso me desculpem se nao tenho muitas outras informacoes academicas mas ate agora so tive essas aulas, assim que eu entender melhor eu posso fazer outro, se sobrar tempo, porque eu sinto que a correria vai comecar.

Um abraco. Saudades de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Para que eu possa compreender como funciona esse mundinho que é sua cabeça, preciso de um retorno seu. Então deixe sua marca aqui e me ensine um pouquinho sobre você também.