segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Discernimento

escolha

Sou católico desde pequeno. Sempre segui os sacramentos desde o meu nascimento, mesmo quando não era ciente dos meus atos houve quem os acertasse por mim, meus pais, foi-se assim desde o meu batismo ( o primeiro dos sacramentos) até os dias de hoje. Houve tempos em que meu coração esfriou e me liguei muito as coisas do mundo, mas Deus sempre me buscou.

No ensino médio conheci um profundo conhecedor da palavra de Deus que fez eu me interessar profundamente pela coisas bíblicas, fazendo inclusive com que iniciasse minhas leituras da Bíblia.

Tenho lido muitas coisas, desde a Bíblia (tentando lê-la todos os dias) até discussões em uma comunidade que ridiculariza o projeto de Cristo. Nessa tal comunidade, destinada a ateus, descrentes da Palavra de Deus, entre outros, vi coisas diversas coisas desde questionamentos sobre o erro bíblico relacionado a questões de cunho mais empirista sobre esfericidade da Terra até citações de alguns usuários que falam que a Bíblia é livro que ensina a violência que contém leis sobre estupro, citando passagens do Deuteronômio e de outros livros do Antigo Testamento. Para você que por acaso possa cair nessa comunidade e assim como eu ler algumas discussões, vai o seguinte aviso: tenham cuidado.

Existem alguns cristãos tentando promover debates lá dentro, o que as vezes é até viável, mas existem pessoas que irão falar coisas e citar passagens bíblicas, que irão frustrar aqueles que não estiverem na graça com a própria palavra do Deus Vivo. Para você que possa se encontrar confuso pelas coisas do mundo irei falar algumas conclusões que tirei, que são frutos de debates e leituras:

  • Todo palavra, filosofia, religião, seita que nega Jesus Cristo como o filho de Deus é anticristã, óbvio né? (Qualquer dúvida sobre isso leiam a primeira Carta de São João, é curtinha);
  • Tenham muito receio com qualquer tipo de ideia que fala que você é autoficiente, que tudo que você necessita está em você, que você não precisa de Deus, que Deus foi uma invenção humana, que Deus é manipulável como uma espécie de gênio da lâmpada mágica;
  • Nunca se deixem levar pela onda de quererem afirmar que Deus é professor da violência, que cria leis para estupro, canibalismo e escravidão, ainda mais quando forem acompanhadas de passagens bíblicas. Vocês poderão serem tentados a acreditar nisso com passagens do Deuteronômio, do Levítico, do Êxodos e outras passagens do Antigo Testamento. Entendam que Deus é vida. E determinadas coisas tem que ser colocadas na realidade em que o povo de Israel viveu. Há muitos ensinamentos que ganham novo sentido com Jesus e é preciso que levemos isso em consideração. Por isso quando alguém falar que a Bíblia prega isso ou aquilo, fiquem com o pé atrás, perguntem a quem tem um estudo bíblico melhor que o seu e abram seus olhos e ouvidos para ouvirem o que Deus realmente tem a dizer.
  • Tentem entender uma coisa: Deus é supremo, Ele dono de todas as coisas, Ele é o Altíssimo. Nós somos apenas uma de suas criaturas. Ele não nos deve nada e não tem obrigação de nos dar nada caso “nos comportemos bem”. Faz bem, quem guarda seus mandamentos e tenta por os ensinamentos de Jesus em prática, mas nem por isso você deve receber de Deus algo que deseja. Primeiro porque o projeto de Deus não está baseado nas coisas deste mundo, logo não se deve pensar que Ele irá lhe dar um carro caso você coloque em prática todos os seus dez mandamentos; segundo porque não é deste mundo que virá a recompensa dos justos. Vejam também que ainda que sejamos apenas mais uma criaturinha da Sua criação, ainda que estivéssemos a mercê de um juízo final que iria levar em conta tudo o que fizemos na Terra, Deus em sua infinita misericórdia e no seu imenso amor foi capaz de enviar seu único Filho para servir de expiação por nossos pecados, para ser o cordeiro imolado entregado como holocausto a Deus, em expiação dos pecados da humanidade. E agora quando estivermos diante do juízo haverá um advogado para aqueles que creram na sua palavra e colocaram ela em prática, não sendo hipócritas ao ponto de só quererem se exaltar proclamando louvores a Deus. Ainda existem fariseus hoje, e é preciso que tomemos cuidado para não nos tornarmos um deles.

Se de alguma forma eu consegui tocar seu coraçãozinho, eu recomendo que leia algum dos Evangelhos, só quando você fizer a experiência de lê-los que será capaz de compreender o projeto de Deus para conosco. E estarei disposto a debater sobre estes assunto, acho-os muito empolgantes, construtivos e fortalecedores.

 

Indico demais a leitura dos seguintes links:

http://www.jesusvoltara.com.br/estaescrio/estudo_estaescrito03_arquivos/3.htm – Este fala sobre a queda dos anjos e sobre o plano astuto de Satanás para perverter a humanidade com suas ilusões, como tem feito desde o princípio

http://www.ajesus.com.br/mensagens/vida_apos_a_morte.html – Este fala sobre o que há depois da morte, sobre céu e inferno e sobre o cuidado que devemos ter com algumas falsas ideias

 

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Para que eu possa compreender como funciona esse mundinho que é sua cabeça, preciso de um retorno seu. Então deixe sua marca aqui e me ensine um pouquinho sobre você também.