terça-feira, 31 de agosto de 2010
Momento eu.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Trabalhos, trabalhos, trabalhos…
Hello again people. Pessoas, hoje estarei fazendo apenas uma mega atualiazação de portfólio. Nesse post abordarei só algun trabalhos de cartazes de que já fiz para divulgação de festas, da empresa Olhar de Águia etc.etc.
Aqui vai:
Material Publicitário da Festa Rave in Box:
Material publicitário da Olhar de Águia Produções:
Material publicitário Festa do Blackout
Aqui eis os trabalhos que eu já andei fazendo por aí. Por enquanto é só e logo, logo dou uma guinada nesse meu portifólio.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Eu posso?
Imagem: O homem e a montanha. Feita por mim.
Uma pergunta que atormenta a tantos. Eu sou um deles. Muitas vezes em nossas vidas paramos e só pensamos: “Eu posso?”. Mas, nada fazemos. Durante muito tempo, fiquei aprisionado em minha cabecita por causa desta questão. Mas quando descobri uma palavrinha mágica, percebi as ilusões caindo e vi que ninguém colhe sem plantar, que ninguém ri se não houver a piada, que ninguém chora se não houver mágoa, que nada acontece na vida se você não ousar. O palhaço ter que se expor ao ridículo e arriscar para ver se sua piada fará os outros rirem. O empresário tem que arriscar seu dinheiro para ver se seu produto será aceito pelos consumidores. E nada existe sem trabalho. Não sou eu quem está dizendo isso não. Eu apenas percebi a importância, a verdade e a seriedade disso agora.
Existem diversas filosofias, teorias, teoremas, conspirações, teses que falam da importância do trabalho. E apesar dessa “ruma” de coisa está aí falando que trabalhar é bom, que ele constrói impérios, que ele gera dinheiro, que dignifica o homem, as vezes é necessário uma reflexão para “cair a ficha”. A verdade, é que existe algumas barreiras antes da concretização do trabalho que se deseja realizar. As mais difíceis de serem derrubadas são as psicológicas, essas são verdadeiras muralhas.
Existem milhares de coisas que quero e que jamais saíram da minha cabeça por não dar o primeiro passo. Esse post foi uma delas e surgiu de um primeiro passo, até eu começar a escrever existem diversas coisas que passam na minha cabeça e tenho reduzido esse tempo. Eu devo isso a várias coisas, coisas que nem imagino quais, entretanto uma dinâmica em uma das minhas cadeiras da faculdade me fez pensar sobre o meu expressar. A dinâmica consiste em desenhar apenas o que se vê, não se pode tirar o lápis do papel, não se deve pensar, deve-se rabiscar muito e você tem apenas um minuto para desenhar o que ver. Lá pela quinta vez a coisa começa a fluir bem e você percebe que não precisa de todas aquelas barreiras do pensamento que te impediam de fazer aquilo que tanto queria. Ainda existem diversas coisas que quero fazer e que ainda não dei o primeiro passo (um stand up, um livro, um filme, uma peça teatral, uma música, aventuras radicais etc,etc,etc.). Deus tem me mostrado o processo construtivo de diversas pessoas. Pessoas que começaram sem nada e que se você fosse um empresário, você certamente não investiria nela. Daí, essas mesmas pessoas começaram a trabalhar e errar, e errar, e errar, e errar, e ACERTAR. Todos passamos por esse processo ao aprendermos algo novo mas nunca lembramos disso ao tentar aprender outro algo novo, então nos enchemos dessas mesmas barreiras novamente. Se não entende o que estou falando, certamente você já nasceu falando, escrevendo, cantando, jogando bola, com diversos talentos e tudo ao mesmo tempo. Se você fosse essa pessoa, e se você, ao menos existisse então sua vida seria vazia pois o que mais haveria para uma pessoa como essa fazer? Então, por favor, antes de fazer alguma coisa que queira ao invés de se encher de dúvidas e barreiras, se encha de alegria por estar fazendo algo novo. Lembre-se de quando era um bebê, de quando você não sabia de nada, mas não tinha dúvidas de que queria aprender a falar e lembre-se de que o processo apesar de estar cheios de “gugu-dádás” que foram seus primeiros errinhos, lembre-se de que o processo não foi doloroso, na verdade foi muito divertido, ou será que você não fez muitos adultos bobões encantados com sua capacidade de tentar sem medida rirem com palavrinhas erradas?
Imagens da dinâmica citada. Atentem que os desenhos foram feitos em 1 minuto e que eu não sou desenhista profissional. Apenas lembrem do primeiro passo que falei.
Diante de todas as coisas que quis e que conquistei percebi que só existe uma moeda de troca: vontade. Tudo se resume em quanto você está disposto a arriscar para conseguir aquilo que você quer. Mas cuidado! Já ouviram aquele velho ditado: “cuidado com o que deseja.” ? Pois é, nós nunca percebemos a importância das coisas sem antes fazer uma boa reflexão. A verdade é que você deve pensar bem antes de escolher o seu tesouro, lá estará seu coração. Após isto, você, ciente do que quer, deve arriscar as fichas que acha necessário. E é preciso ser cauteloso nesse processo pois você pode perder coisas igualmente incríveis no meio do caminho.
Uma vez me falaram que não havia diferenças entre as coisas grandes e as coisas pequenas. Eu nunca entendi aquilo. Mas hoje já esboço uma noção do que seja isso. É importante que saibamos ver o valor real das coisas. No meu caso, tenho amigos inimagináveis. Eles não existem, para a maioria das pessoas, não passam de conto de fadas, mas nós nos fizemos reais porque descobrimos o valor de cada um. Saiba que você é capaz de fazer tudo aquilo que deseja. Algumas coisas, exigem trabalho, outras habilidade, outras vontade, outras talento, todas exigem tempo. E é aí que devem perceber o valor de cada coisinha, seja ela grande ou pequena, para ver onde vai investir seu preciosíssimo tempo. Uma conversa com seus amigos, com seus pais, talvez valha mais do que uma super produção de Hollywood. Percebem isso? Para nós, uma conversa é uma coisa pequena e uma produção é uma coisa grande não é? Mas será que é mesmo? Quantos de nós somos capazes de dizer “Eu te amo” para seus pais? Sei que muitos ao imaginar essa cena pensaram em apenas uma palavra: “TENSO”. Mas não é apenas uma conversa? Qual é a real grandeza disso então? O que é maior entre os dois? Com trabalho, tempo e dinheiro se faz um filme de sucesso. Mas quais são os ingredientes para se falar tal frase a um pai?
Talvez a frase: “Tudo me é lícito mas nem tudo me convém” (I Coríntios 6:12) tenha despontado na cabeça de alguns. E é daí que quero fechar essa dissertação e abrir uma discussão com vocês sobre o que lhes convém, afinal? O que eu quero e o que a mídia quer que eu queira? E podemos aprofundar tudo isso. Enfim, o que te convém? Onde está teu tesouro? Mesmo que não venhamos a discutir nada, apenas saibam que vocês podem tudo, mas devem ter cuidado em escolher as experiências que querem viver.
Ps: Para os interessados em arte digital
ANTES – desenho feito em flash apenas com ferramenta brushe
DEPOIS – finalização feita no photoshop com brushe, opções de mesclagem, levels, brilho e contraste.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Desculpas e aceitações
Pessoas, desculpem pela minha ausência. Apesar do meu compromisso político com vocês não pude manter minha palavra. Muitas coisas tem ocorrido. Nestas semanas fui Dj, organizador de eventos, peão, estudante atrasado, sequestrador(depois ponho um post com mais detalhes), de modo que a função blogueiro acabou sendo desabilitada em função de eu necessitar de oito horas diárias de sono para funcionar corretamente. Enfim, espero que possam compreender minhas desculpas e aceitar este blogueiro como ele é.
“Não tentem me compreender, apenas me aceitem”
A cara da Jéssica (frase dela)
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Casa
Trabalho da faculdade. Fazer vinte fotos que contenham, predominantemente, uma cor que você goste e postar cinco delas em seu portfólio. Escolhi, além da cor, um tema: casa.
sábado, 14 de agosto de 2010
Sucesso: qual é a fórmula?
Se você perguntar isso para Set, moleque de 14 anos, morador do município de Caucaia, mais especificamente, kitesurfista “amador” (que de amador ele não tem nada, só a idade) do Cumbuco. Provavelmente ele não saberá responder. Tudo o que Set sempre fez foi ir à escola, treinar kitesurf às tardes e participar dos campeonatos. Ele provavelmente nunca nem tenha sonhado com a mudança que sua vida passou da noite pro dia, fato que todos observamos na telinha da Globo neste sábado de Caldeirão do Huck.
Pra quem não viu, se intera aqui.
Lágrimas correram de meus olhos ao ver a benção que Deus fez na vida desse moleque humilde. Pois se tomarmos a vida deste pequeno pra pensarmos um pouco sobre sua trajetória de sucesso veremos que o que ocorreu em sua vida foi praticamente um milagre. O menino mora aqui no Ceará , em Caucaia, ou seja, ele não mora nem na capital e não mora nem no centro de seu município já que mora no Cumbuco. Até hoje, nunca deve ter tido o menor auxílio vindo de outros, a não ser seu professor voluntário, seu suor e a fé no que faz. Resumindo, ele nunca teve promessas de que algum dia o que ele faz daria certo. Na verdade, se formos pensar matematicamente ele tinha tudo pra não despontar como profissional de kitesurf. Hoje, a equipe Local Reef, de qual ele faz parte, tem seu próprio centro, material adequado, muito diferente de quando dependiam dos restos que os gringos deixavam para eles, além de carro apropriado e patrocínio de nada mais, nada menos do que a própria Volkswagen. Aí vocês devem pensar: “Que milagre o quê? O Luciano faz isso pra todo mundo.” . Aí eu diria: “Até pra quem não escreve as cartas?”. Nem o menino, nem sua família, nem mesmo a sua equipe tiraram as cartas sonhadas de suas cabeças. A carta foi enviada por uma amante do esporte que cobriu um campeonato de kite pelas redondezas certa vez. Ou seja, até a reviravolta que a vida de Set tomou não partiu de suas pretensões.
E aí eu pergunto: qual é a fórmula do sucesso? Trabalho seria muito redundante né? E muitos diriam de maneira ingrata: “Eu trabalho e não tenho sucesso.” . Pois é, o trabalho não é suficiente mesmo. Sucesso poderia ser definido pela seguinte fórmula: sucesso= trabalho+fé+Deus(muitos não reconhecem esta Nome, por isso estejam a vontade para chamá-Lo de sorte também, já apelidamos tanto Ele assim que Ele já nem se importa mais). Vejam a vida de Set, e pensem: “Que outra palavra definiria o que aconteceu em sua vida se não benção?”
Pensem de verdade sobre o que aconteceu na vida deste moleque e tentem não ser cegos. Pessoal, quais são as probabilidades, de isso acontecer com um garoto do interior, do interior do Ceará que não possui recursos, que não tem escola de alta qualidade (mas aprendeu a falar inglês com os gringos), que nem moradia adequada possui? E outra, por que isso aconteceu justo na vida dele? E não na de outro interiorano do Cumbuco? Set, seu treinador e sua família confiavam em Deus (ou na sorte, se alguns preferirem chamá-Lo assim ¬¬). Será que isso não fez diferença? Apenas pensem.
Charge: contradição cotidiana
Essa é uma charge que fiz para ilustrar um acontecimento na vida do meu pai. Serve para refletirmos um pouco também… É hilário mas serve para ilustrar aquelas ações que fazemos que parecem conspirar contra nós mesmos (quem nunca fez uma dessas?). Além de servir pra diversão, claro né?
O processo de criação foi tranquilo. Só me tomou um tempinho, mas gostei do resultado final. Desenhos feitos no flash, utilizando só a ferramenta brushe, o processo foi todo manual mesmo, desenhei utilizando só o mouse, não tenho uma tablet ainda (o flash te dá uma mãozinha pois ele tira os “tremidos” do teus desenhos). E a finalização e a colorização foi feita no photoshop. Fazia tempo que queria fazer um trabalho assim, todo desenhado por mim. O fato ocorrido na vida do meu pai serviu de conteúdo. Gostei mesmo do resultado.
Só pra constar, tô abrindo essa nova categoria de charges. Tomou um tempinho meu, mas acho que dá pra fazer uma de vez em quando. Me empolguei com isso.
Espero que tenham gostado e se tiverem afim, comentem, dêem sugestões, elogios ou até mesmo críticas mesmo. Grande beijo. Fiquem com Deus!
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Dúvidas, incertezas, inseguranças, destino
Hoje me encontrei em um daqueles dias. Num dia em que aqueles fenômenos da adolescência (cheia de hormônios) despontam. Sabe aquele negócio todo de crise existencial, misturado com projetos de mudar o mundo, somado com a doação da cordas vocais às bandinhas de rock do momento que só as pessoas dessa fase gostam? Pois é! O problema é que me considero fora do prazo de validade. Na verdade, foi só mais uma das crises filosóficas da minha vida. Sabe aquele papinho de ter sua própria empresa, ou aquele de ter sua própria banda, ou aquele de ser um ídolo nacional, ou aquele de fazer muita grana, ou até mesmo aquele de ser super-herói (¬¬)? Vualá! Somem todos estes, até a do herói, e encontrarão meu estado de ser. Ah, mas fala sério, por que tô escrevendo isso mesmo? Tenho que falar algo bom pra vocês e não encher vocês “pobremas”.
Bem, mas como depois da tempestade vem a calmaria. Eis que surge alguma névoa de reflexão em minha cabeça. Depois de uma longa consulta cibernética com minha amiga Jéssica dona do Quem Viver Verá Nem tão simples assim, jornalista, assistente social e psicológa cibertrônica nas horas vagas. Minha cabeça começou a retomar reflexões de um futuro não tão distante, onde morava em mim um eu mais pensante, não tão tão aterefado com a vida cotidiana. E ele me lembrou de que “♫ Há um menino, Há um moleque, Morando sempre no meu coração, Toda vez que o adulto balança, Ele vem pra me dar a mão ♫”. E me deu pistas sobre onde eu havia guardado meu tesouro. Tal questão causava uma enorme angústia em mim. Viver sem saber onde eu havia posto meu tesouro era viver sem coração. Mas esse mesmo menino jogou imagens em minha cabeça cega onde não havia diferenças entre menino ou adulto em mim. Inúmeros momentos, sushis inesperados com cobertura de chocolates, ilustrados pelas figuras de meus fiéis escudeiros, festas realizadas, sorrisos de pessoas, e uma infinidade de acontecimentos que só tendo a vida que eu possuo para se contentar e dar graças a Deus por não ser famoso, nem rico, nem ter status, nem ser prodígio, mas por toda a excelência e sem nenhuma modéstia de SER EU e de TER A MARAVILHÓTIMA VIDA QUE TENHO.
Todos possuímos problemas, todos temos angústias mas acredite: você tem a vida que você sempre sonhou, ou pode tê-la. Talvez seus glóbulos oculares estejam só embassados. Provavelmente, você conhece algum jornalista de sucesso, ou um comediante hilário, ou aquele colunista de plantão que te dá sempre as melhores notícias do que tá rolando, ou até mesmo aquele astro de cinema. Nossas vidas estão recheadas dessas pessoas, provavelmente você mesmo deve possuir um pouquinho de jornalista, de comediante, de famoso, de brilhante. Você talvez não assuma, pois seus “ídolos” serão sempre maiores que você. Mas sinto muito em lhe trazer mais uma decepção. Não existe melhor ou pior no mundo real. A televisão ou os meios de comunicação é têm esse lance de querer exaltar pessoas, para que virem notícia e continuem alimentando este meio, que vive disso. Mas tudo não passa de ilusão. Não tenha vergonha de suas conquistas e não coloque-as abaixo das dos outros. Se por preguiça ou por medo, ou por vergonha, você já deixou de realizar algum de seus sonhos. Saiba que eles estão ao alcance da sua vontade e isso significa que eles estão mais perto do que você imagina. Enfim, se estiver entre dúvidas, incertezas e inseguranças saiba que o seu destinho já está cheio disso, por isso não as traga para o presente. Viva um dia de cada vez. Não se preocupe com aquilo que ainda não está ao seu alcance. Um passo de cada vez.
Um grande dia para todos! Espero que possam achar o tesouro de vocês assim como eu começo a ver a potinha do arco-íris. Grande beijo. Sejam felizes e não tenham medo de amar é o caminho mais rápido para acharem o que todo duende tá afim de achar.